Educando no Transporte Público
É real! muita gente AINDA não sabe se comportar dentro de um ônibus. Por isso, seguem as minhas dicas misturadas aos meus desabafos do que vivo diariamente.
Regras básicas para bom convívio no transporte público:
- Não atirar objetos/sujeira pela janela - cara, pelo amor de Deus, sua mãe te ensinou modos, certo?
- Parte dos modos é não limpar o nariz em público e depois colocar a mão de volta onde todos usam - nem acredito que preciso escrever isso!
- Pagar o cobrador - não adianta querer passar de malandrinho porque aqui no BRA tem catraca!
- Não empurrar o coleguinha - claro, você não vai querer arrumar briga, correto?
- Se não vai descer, NÃO fique parado na porta!!! - caso contrário levará um belo empurrão
- Não ligar o som do seu radinho/mp3 ou qualquer porcaria parecida. Além de ninguém querer ouvir o mesmo que você, isso é lei e podem te colocar para fora!
- Alguém te ligou? bom pra você! ninguém quer ouvir o que você tem para falar com o Manuel da padaria, portanto, fale baixo! (o mesmo vale se você está no transporte com um conhecido).
- Tá frio ou chovendo? não adianta fechar todas as janelas porque isso só vai causar gripe em todo mundo. Não custa deixar um pouco do vidro aberto...
- Tá calor? meu amigo...nessa hora você tem que se mexer o mínimo possível. Ninguém merece ficar sentindo o seu cheirinho de trabalhador.
- Se estiver com sacolas/malas, favor evitar de ir com elas no ônibus lotado. Se não tiver jeito, peça para alguém colocar em um cantinho ou segurar pra você. Todo mundo ajuda nessa hora e assim você não atrapalha e nem machuca ninguém.
- Apertou e você precisa passar? basta pedir licença. Não adianta ficar empurrando ou pisando no pé dos outros que você vai levar um belo xingo ou coisa pior.
- Por fim, o dia foi cansativo e você está morrendo de sono. É mais do que comum! Mas, não é por isso que você vai deitar no colo do coleguinha ao lado que você nem conhece. Fique na sua!
É claro que estou falando aqui de problemas que só temos que conviver pois o nosso transporte público é péssimo. Já pagamos 3 reais por um ônibus que não tem o mínimo de conforto. Mas aí entramos em outro assunto...deixo para outro post. Até mais!