quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Cisne Negro

Não é deprimente nem tampouco sem sal como as pobres mentes podem ter concluído. O filme Cisne Negro (Black Swan) é sim o retrato da disciplina das bailarinas, do esforço pelo pouco reconhecimento, mas é principalmente a clareza sobre a mente humana.
O que uma pessoa pode fazer para se tornar perfeita ao seu próprio olhar? Natalie Portman vive a "garota meiga" Nina Sayers, mostrando que seria capaz de agir com violência contra sua mãe e até mesmo matar para tirar de seu caminho quem ameaçasse seu sonho. Em contrapartida, Nina sofre com seus distúrbios alimentares, delírios e autoflagelação.
O Cisne Negro tem sim suas cenas fortes e algumas até exageradas (como aquela dos quadros que se movem), mas é justamente por essas cenas que você consegue mergulhar no filme como se sentisse na pele o que é ser uma bailarina profissional. Realismo e devaneios se misturam, envolvendo quem assiste como em um pesadelo, que não há escolha para virar o rosto e prestar atenção em outra coisa. Natalie Portman definitivamente me conquistou depois dessa atuação e provavelmente irá conquistar também o Oscar 2011...
Por Camila Nobre